Cidade

Niterói Sustentável!

por Herval Peixoto

A cidade de Niterói junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu no dia 11 de maio de 2012, um seminário preparatório para a Rio+20 – “Niterói e a Rio+20” – com o painel “Governança local, Regovernança Global: somando pensamentos e ações para a Sustentabilidade”.

Participaram do painel: Fernando Guida (Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói); Vilmar Berna (Presidente da REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental); Axel Grael (Presidente do Instituto Rumo Náutico, ex-presidente da FEEMA) Maria Collares (Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e professora de Direito Ambiental da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ) e Fernando Amaral (Coordenador de Gestão Ambiental da Unidade Niterói da Universidade Estácio de Sá).

O objetivo desta reunião foi discutir formas de Niterói contribuir na Conferência Ambiental que vai acontecer em junho no Rio de Janeiro. A cidade é pioneira em alguns projetos voltados ao meio ambiente, reconhecidos internacionalmente. Entretanto, o nível de material reciclado na cidade é muito abaixo do ideal (considerando que a cidade tem um número razoável comparado a outras cidades brasileiras).

A baía de Guanabara é outro tema importante, que também envolve a conscientização geral; autoridades devem executar planos para suavizar a catástrofe ambiental, porém é responsabilidade de todos cuidar da natureza, mesmo com pequenas ações.

“Niterói é uma das cidades que menos polui a Baía de Guanabara, mas é uma das que mais recebe poluição.” Secretário de Meio Ambiente de Niterói, Fernando Guida.

No dia 19 de junho acontecerá outro evento no município, o Seminário Internacional “Territórios sem Fronteiras” – que contará com a presença de convidados representando diversos países, tais como: Argentina, Chile, Cuba, Bolívia, Portugal, Alemanha e Austrália.

Deixe um comentário